Laboratório de Carcinologia

SOBRE O LABORATÓRIO

O estudo de crustáceos do Instituto de Biologia da UFRJ remonta ao Centro de Estudos Zoológicos, cujas atividades tiveram início na década de 40. Em 1972, o Laboratório de Carcinologia foi transferido para o CCS, na Ilha do Fundão (Departamento de Zoologia). Crustáceos são organismos numerosos e importantes, tendo papéis muito relevantes nos ecossistemas aquáticos, especialmente marinhos, conectando a base da cadeia alimentar com consumidores do topo e também ajudando na ciclagem da matéria orgânica e nutrientes. Atualmente, o Laboratório de Carcinologia tem linhas de estudo focadas em crustáceos decápodes, que são organismos bem populares como camarões, pitus, lagostins, siris, caranguejos, paguros, tatuís, lagostas e outros.

O laboratório possui uma coleção biológica com mais de 20.000 exemplares preservados e utilizados em estudos, coletados desde 1953 em diversas partes do Brasil. No laboratório se desenvolvem pesquisas em taxonomia, ecologia, desenvolvimento e comportamento de crustáceos (especialmente decápodes); métodos e técnicas de coleta em ambientes marinhos e oceânicos; monitoramento ambiental com foco tanto em macro-crustáceos quanto no zooplâncton. O Laboratório de Carcinologia tem colaboração com outras equipes da UFRJ e de outras universidades no estudo de contaminantes e poluentes em crustáceos, incluindo microplásticos e poluentes persistentes. 

SOBRE A CONTRIBUIÇÃO NO ORLA SEM LIXO

O Laboratório de Carcinologia fará o monitoramento das populações de caranguejos nos manguezais alvo de estudo no projeto Orla Sem Lixo, avaliando seu estado antes e depois da instalação das barreiras de interceptação do lixo flutuante. Essa avaliação será realizada considerando os parâmetros diversidade, densidades populacionais e ritmos reprodutivos das espécies. O efeito das barreiras na dispersão das larvas planctônicas também será estudado.

SOBRE A EQUIPE PARTICIPANTE NO PROJETO ORLA SEM LIXO

Eduardo Vianna de Almeida, professor adjunto

http://lattes.cnpq.br/6633862654433467

Priscilla de O. G. dos Santos, estudante de graduação em Biologia na UFRJ, bolsista do projeto

http://lattes.cnpq.br/4879485650727635

Tainá Stauffer de Oliveira, Bióloga da UFRJ, colaboradora

http://lattes.cnpq.br/1894287272127095